CPF limpo, como limpar meu nome no SPC e Serasa?

Não ter problemas com o CPF, é fundamental para aproveitar melhor a vida. Ter o nome sujo causa graves complicações, impedindo, você de realizar tarefas comuns do dia a dia. Saiba aqui, como limpar o seu CPF.

O que são o SPC e o Serasa?

São duas entidades que servem para proteção ao crédito, elas registram o nome dos maus pagadores, recentemente foi criado um cadastro com os bons pagadores. Essas instituições permitem que as empresas chequem o histórico de pagamento dos seus clientes, evitando perdas financeiras.

O que pode acontecer com quem tem o nome sujo?

Pessoas com problemas no CPF podem ser impedidas de realizar empréstimos, compras com cartão de crédito, financiamento de móveis e imóveis, também podem perder oportunidades de empregos e concursos públicos, entre outras situações constrangedoras.

O Brasil é um dos lideres mundiais do ranking de inadimplência, pois atualmente o acesso ao crédito está muito fácil, e a população ainda não possui uma boa educação financeira.

Outros problemas causados pelo CPF

Quem tem o CPF sujo não poderá abrir uma conta corrente em bancos, e nem adquirir cartão de crédito, pois para isso são necessários comprovantes de nome limpo, o banco pode até fechar uma conta, caso avise com antecedência. Mas podem abrir poupanças e retirar passaportes.

Consulta CPF Receita Federal através da internet

Você pode verificar a situação do seu CPF através da internet, de maneira gratuita. O Serasa oferece o atendimento através de qualquer computador, basta preencher um cadastro com os dados básicos para o contato, clique aqui(https://portal.serasaconsumidor.com.br/customer/account/login) para acessar o site. Já o acesso aos dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) pela internet, só pode ser realizado através de pontos de atendimento do CDL (Câmara de Dirigentes Logísticos). Para empresas, a consulta pela internet é cobrada.

Como limpar o nome?

Se você verificou a situação através de uma consulta cpf, e está em débito com alguma empresa, deverá buscar a renegociação da dívida. Não busque empréstimos com bancos ou terceiros, nem utilize o cheque especial, isso irá gerar novas dividas complicadas para pagar. O total a pagar deve ser divido em prestações, de preferência baixas, para que caibam no seu orçamento, e você possa cumprir o pagamento sem atrasos, e assim livrar-se desse mal.

Se você possui uma dívida de cinco anos, e ainda não realizou o pagamento, seu nome será retirado da lista de devedores, mas ela ainda existirá. Após você quitar um débito, o SPC e o Serasa deveram retirar o seu nome da lista dos maus pagadores em até cinco dias.

Outra forma de limpar o CPF

Existe outra maneira de limpar o seu nome além de renegociar a dívida ou pelo prazo de cinco anos. É possível entrar na justiça contra a empresa que lhe acusou de não pagamento. Isso pode ocorrer em casos que o cliente já pagou a dívida ou jamais realizou tal compra.

Para isso é necessário à apresentação dos comprovantes de pagamentos, ou um boletim de ocorrência informando a fraude. Se ganhar na justiça, você pode até receber uma indenização por danos morais.