Dieta low carb: o que é e como faz?

Hoje em dia todas as dietas tratam de diminuir o consumo de carboidratos. A Dieta Low Carb é uma dessas. Normalmente o consumo de carboidrato é em torno de 50 a 55% do que é consumido em um dia. Uma dica boa é usar também o Super Slim X, ele emagrece mesmo. No método low carb, a média é comer cerca de 50% a 5% ao longo do dia. Entenda um pouco mais sobre a Dieta Low Carb e como fazê-la.

Mas como funciona?

É uma dieta que valoriza a ingestão de alimentos ricos em fibras, além de priorizar o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico.  Esses alimentos a glicose, açúcar, é absorvida bem mais devagar, então não há grandes picos de glicose e nem de insulina no organismo. Ou seja, é ingerida somente a quantidade necessária para que a célula obtenha energia.

Quando comemos de forma excessiva alimentos com muito açúcar e isso faz com que ela seja estocada em forma de gordura. Isso não gera perda de peso, portanto é preciso liberar o hormônio chamado glucagon, é ele que queima a gordura. Na dieta low carb, há uma menor alteração dos picos de insulina e isso faz com que o corpo libere mais glucagon. Comendo proteína e fibras a produção do hormônio é ainda mais eficaz.

A Dieta Low Carb proporciona uma série de benefícios, incluindo a prevenção da diabetes. Como já foi dito, a dieta propõe um consumo menor de alimentos de alto índice glicêmico, podendo prevenir a diabetes tipo 2.

Fique atento, pois a baixa ingestão de carboidratos pode diminuir o metabolismo basal o que dificulta a perda de peso depois de um tempo. É uma dieta que logo de cara irá dar dor de cabeça, sono excessivo, oscilações de humor, prisão de ventre e fadiga.

Sabendo disso, procure entender melhor como você pode fazer essa dieta sem ser tão prejudicial para o seu organismo. Procure reduzir os carboidratos para até 40%, isso já diminui riscos futuros para a sua saúde.

Como faz?

Existe uma série de alimentos que são permitidos e outros que não são permitidos. Você pode montar o seu próprio cardápio e encontrar diversas receitas low carb na Internet.

A base da alimentação low carb são as carnes vegetais, gorduras naturais como manteiga e azeite, ovos, queijos, castanhas, nozes e algumas frutas.

Dentro das verduras e legumes liberados estão: brócolis, pimentão, couve, aipo, abobrinha, espinafre, cebola, chuchu, agrião, pepino, alho-poró, berinjela, alface, entre outros. A dica é sempre pesquisar a quantidade de carboidratos.

Não são todas as frutas que são permitidas, pois algumas contem uma alta quantidade de carboidrato devido à frutose. Na duvida tente consumir as frutas com uma fonte de fibras. As principais frutas low carb são: abacate, pêssego, morango, melão e coco.

Você deve evitar açúcar, seja refinado, mascavo, mel, melado. Óleos refinados também estão proibidos. Grãos, em especial o trigo. Não se deve comer massas, bolos, pães, biscoitos, entre tantos outros. Evite beber bebidas zero ou light mesmo que elas sejam sem açúcar.